quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Oswaldo Nazareth, arquiteto e meu pai

O primeiro Oswaldo Nazareth era médico, um grande Ginecologista e Obstetra, meu avô amado, homem de meritocracia inquestionável, que andava muito a pé pelo Jardim Botânico, elegante longelíneo. Me lembro do cheiro do meu avô, Azzaro, dentre muitos trabalhos um deles era no Hospital da Lagoa, chefe da Ginecologia lá, tinha uma casa modernista no Horto, projetada por Oswaldo Nazareth n. 2 (filho, e meu pai) e tinha uma outra casa em Teresópolis projetada pelo modernista Alcides da Rocha Miranda, seu grande amigo e irmão. Analisando agora, o Tio Alcides como chamávamos, foi um pouco pai do meu pai, idéias, ideais urbanísticos, estética, etica da arquiterura, sensibilidade.... ele era da família.
Meu pai se parece loucamente com o pai dele, e eu pareço loucamente com o meu pai, sem bigode e bonitinha também.
Esse é o meu pai, uma fortaleza um guerreiro que está na batalha pra ganhar, a primeira guerra ele já ganhou!! Agora é maquinar, e viver com o aprendizado para manter o seu reinado.
Muito do que aprendi sobre estética, arquitetura, fotografia, equilíbrio físico, bom humor rápido, rítimo vontade de cantar, o que me rendeu ter uma banda um dia e por ai vai, eu devo a ele ou a minha herança genética gerada por ele também (por que mãe também conta.
Esta foi a primeira casa que ele projetou, e os clientes eram os Pais dele, os meus avós.
O lago que meu avô pediu tá lá, em todas as festas infantis, tinha sempre alguma criança que acabava tirando a sorte grande, e se molhava um pouco, tinha sempre uma espera por esse momento, em toda festa isso acontecia, e eu estou escrevendo um livro com tudo isso.
A casa tem luz, o sol nasce na posição certa o ano todo, tem o cristo, tem vento, e pé direito alto!!
Uma pérola.
Hoje ele faz 65 anos, e isso é uma homenagem! Feliz aniversário pai, que venham muitos!
            

8 comentários:

  1. clap, clap, clap! Bravo! Tenho umas ressalvas, mas é coisa de gente maníaca por língua portuguesa. O texto é lindo e a homenagem idem. Beijo pra ele e pra você.

    ResponderExcluir
  2. Biu fofuuureti, sinto saudades das suas correções!! meus essseeess, ts e afins...bjbjbj

    ResponderExcluir
  3. como filosofou meu irmão com 3 anos (eu era bebê):
    -mamãe tloca flauda e o papai toca flauta.
    Super Nazareth também...tocava flauta..e trocava frauda!

    ResponderExcluir
  4. Belo, belíssimo! muita emoção....
    Obrigada por compartilharem comigo.
    Seu avô, Dr. Nazareth, cuidava das rosas no jardim em Terezópolis de luvas, para manter suas mãos de médico cirurgião suaves....ele mesmo me disse!!!
    Linda família, faz parte de minha história!
    Parabéns ao guerreiro!

    ResponderExcluir
  5. Dóóóóóóóó esqueci da MUSICA!!!! Verdade! Tudo o que sei veui dele ritimo vontade de cantar!!!

    ResponderExcluir
  6. Amizade cultivada e regada todo dia por nossos avós, exemplo de integridade e lealdade humanismo e tudo o que há de bom nessa vida,
    Vovô Nazareth docilidade e imponência, vim ao mundo nas mão do avô de Luiza Pedro e Mariana, belas fotos hein? abrç no Oswaldo Arquiteto.

    ResponderExcluir
  7. Com atraso e direcionada pelo próprio aniversariante, venho registrar minha emoção e admiração pelo seu texto, livre, espontâneo, lindo! Bela e merecida homenagem a este guerreiro amigo, ilustrada com ótimas fotos!

    ResponderExcluir

Luiza Nazareth

Minha foto
Brazil
Para não travar de fato, já que sou de época, resolvo a custa de muita pilha externa (digo meus amigos), escrever aqui e jogar tudo o que der na telha, eu falo muito, eu rio muito, eu vivo muito, valvula de escape, vontade e desejos.... Sejam bem vindos!!