terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A Mulher Maravilha

Hoje escrevendo para um amigo, citei a frase clássica do Super homem "para o alto e avante",
e logo que escrevi, me vieram algumas súbitas questões....
Por que é que a Mulher Maravilha não tem uma grande jargão desses?
E não tem um filme blockbuster! Por que ela não faz tanto sucesso no mundo dos quadrinhos? Faz?!
Que mundo machista esse dos quadrinho americanos não?
Fui então pesquisar, e achei meu quadrinho gigante da Mulher Maravilha para revisitar sua história.
E me surpreendi com o texto. Argumento de Alex Ross e Paul Dini e Roteiro de Paul Dini, me disse muito sobre a mulher do século XXI....pronto descobri, ela é fofinha demais.....
RESUMINDO
Em luta constante por espaço no mundo dos deuses gregos as amazonas fugiram para a ilha Paraiso e fundaram a cidade de Themiscira, um refúgio de tranquilidade espiritual e intelectual com muitos avanços tecnológicos.
A deusa Afrodite deu a Hipólita a regências das Amazonas, que do barro (?) gerou Diana, a princesa desta nação. Com o passar do tempo afastadas do mundo dos Humanos, sentiram a nescessidade de ter uma representante para beneficiar a humanidade com seus conhecimentos.
No torneio marcado, Diana, disfarçada venceu com sua força fisica e espiritual e assim se tornou a Embaixadora das Amazonas eleita, nasce a MULHER MARAVILHA!

Diana chegou ao mundo dos humanos para enfrentar questões, das mais variadas possíveis.
Entre decisões nos gabinetes de politicos corruptos e terroristas, (por ser Embaixadora) sem mortes ou sangue ela laçava os criminosos em praça e os entregava as autoridades, capturou animais apreendidos por caçadores, impediu assaltos, salvou civis de colisões, mas derrepente precisou voltar a sua terra natal.

Em Temyscira, quis repensar sua missão, rever como ela vinha sendo realizada e receber conforto.
-"Atualmente, meus momentos de serenidade são poucos e cada vez mais escassos.
Eu não me arrependo nem por um minuto do papel que assumi como Embaixadora das Amazonas, embora deseje que o mundo exterior possa ser mais como o meu lar.
Em nossa ilha alcançamos a harmonia entre natureza e tecnologia, bem como nossos corpos e almas. Esse mesmo potencial existe dentro de cada mortal, mas poucos foram capazes de encontrar tal equilibrio. Espero que minha presença entre os mortais ajude-os a liberar esse potencial. Isto é se eles me ouvirem."
E conversando com sua mãe Hipólita, entendeu que o mundo dos humanos é bastante diferente.
Diana se sentiu constrangida ao explicar a sua mãe que os mortais, via de regra escolhem seus próprios guias e que nem sempre a lógica e a benevolência faziam parte da equação, que Hipólita tanto preza.

Ao retornar, se viu em meio a um conflito por direitos civis abalando uma nação autocrática...
Como Embaixadora teve direito a participar das reuniões com o Conselho de Estado, no entanto os membros do conselho não receberam bem suas manifestações, a Mulher Maravilha não era bem vinda, ao ouvir o som dos tanques de guerra nas ruas, assumiu a força e salvou uma manifestante deitada na frente de um dos tanques prestes a ser esmagada, depois disso a moça perguntou quem era ela, quando Diana disse, - " uma amiga, uma mulher como você, a manifestante disse então -" você não é como eu"... e correu fugindo.

Mais uma vez, Diana repensou sua forma de abordagem e sendo mais direta, conversou com Clark Kent seu amigo, ele disse a ela que inumeras vezes passou pelas mesmas situações onde foi extremamente mal compreendido, como a manifestante do tanque agiu.
Durante a conversa Diana e Clark questionaram o uso do traje de super heroi, então Diana decidiu usar um disfarce civil, pois Clark disse que só assim poderia usar seus dotes em verdadeiro benefício dos humanos, além de -"jamais perder de vista as milhares de coisas que tornam a vida humana tão valiosa".
O motivo de usar o disfarce era simples, os humanos estão acostumados a dirigir suas vidas, ter prioridades, e receber orientação de aguém julgado tão perfeito poderia ser desastroso as vezes.


Diana ou Mulher Maravilha assumiu sua identidade secreta, fez inúmeros trabalhos voluntários e quando  via necessidade transformava-se em Heroina. Passada a crise, Diana se satisfez com suas descobertas e filosofias, conjugando o aprendizado dos humanos e sua forma de ver a vida.

- " Minha verdadeira vitória encontra-se nas almas que foram poupadas, pois, onde há vida, há esperança de novas idéias, tolerância e compreensão, este triunfo é o bastante para qualquer guerreiro."

-"Agora eu me dou conta de que sou tanto uma guerreira quanto uma mulher de paz.
Jamais poderei priorizar uma parte da minha alma em detrimento da outra, heroína, semideusa, pacifista, soldado, eu sou todas estas coisas em parte mas nenhuma por inteiro. 
Na verdade sou muito parecida com as pessoas do Mundo dos Homens, um ser de contrastes e contradições. E agora que vivi entre eles, percebo que é ai que posso continuar a fazer o bem."
Que venha 2011, um ano melhor cheio de boas surpresas, descobertas e muita luta.
Acreditar, viver, fazer o bem, trabalhar feliz, arrumar a casa, que o ano novo vem com tudo!!!
                                           FELIZ 2011

Um comentário:

  1. Luiza vc foi forte num dos meus ícones.
    Trata-se de um dos primeiros gibis que iniciei coleção(guardo até hoje os exemplares encadernados) mas na realidade o que me chamou atenção na Série de nome QUEM FOI? da Ebal, editora que faliu faz tempo, foi um detalhe que até então não tinha visto em revistas de super-heróis: no caso as aventuras não eram propriamente da Mulher Maravilha mas de Diana Prince, que renunciou os seus poderes e a ilha Paraíso com suas Amazonas para seguir seu amado, Stevie Trevor, no mundo dos mortais. Sem poderes, sem laço da verdade e sem avião invisível
    Aprendeu artes marcias com I Ching, um oriental cego.
    Abriu uma boutique. Usava a menina cada modelito. depois scaneio e te envio.
    Enfrentou sua pior inimiga Dr. Cyber que após ter o rosto deformado usava uma máscara metálica.
    Era muito bom
    Muito bom.

    Ricardo Sérgio

    ResponderExcluir

Luiza Nazareth

Minha foto
Brazil
Para não travar de fato, já que sou de época, resolvo a custa de muita pilha externa (digo meus amigos), escrever aqui e jogar tudo o que der na telha, eu falo muito, eu rio muito, eu vivo muito, valvula de escape, vontade e desejos.... Sejam bem vindos!!